7 passos para montar o quarto do bebê
A gestação é uma fase mágica, principalmente quando se espera o primeiro bebê. E causa uma grande ansiedade por saber como será o quarto do bebê
Quando se está esperando tudo é mágico, principalmente se for o primeiro bebê e tudo é novidade. Nesse momento as emoções afloram e ansiedade é a maior delas, por saber como será o bebê, com quem ele será mais parecido e como será o quartinho do bebê.
Para ajudar a diminuir essa ansiedade toda (só que não rsrsrs) preparei um passo a passo para você planejar a decoração do quarto do bebê antes que ele chegue!!
Passo 1 – Escolher o ambiente – Primeiras Semanas
Esse é o momento de sonhar, pesquisar e reunir referências. E para os papais, que ainda não tinham um cantinho reservado para o novo integrante da família, decidir qual ambiente será destinado ao quartinho do bebê, se o home-office, o quarto de hóspedes, ou se vai dividir o quarto com um irmãozinho mais velho.
Nesse estágio da gestação, se você desejar o acompanhamento de um profissional, já é recomendável procurar uma arquiteta para te ajudar com o projeto, para que tudo seja planejado com antecedência.
Passo 2 – Definir o estilo de decoração – 12 a 16 semanas
Momento para orçar, ver os preços de móveis, enxoval e outros elementos de decoração e, assim definir o orçamento disponível. Definir layout e o estilo ou tema da decoração.
Se a intenção é uma grande transformação, detalhes no forro de gesso, iluminação caprichada e fazer uma super decoração, com certeza você precisará contratar um arquiteto. E, embora isso pareça um custo a mais, na verdade, é um investimento na qualidade do quartinho, e que também irá ajudá-la a fazer as escolhas certas e a economizar tempo e dinheiro.
Mas saiba que o prazo de todo o projeto vai depender da sua complexidade e da sua organização. Quanto mais se mexe no ambiente e mais sofisticado o projeto, mais tempo e maiores os gastos.
Passo 3 – Compra dos móveis – 16 a 20 semanas
Período limite para a compra dos móveis – berço, cômoda, cama auxiliar, poltrona e armário. Muitas lojas especializadas em móveis para bebês trabalham com um prazo de entrega bastante longo, podendo chegar a 70 dias! Para as mamães de Manaus esse prazo pode até se estender. Sendo assim, é bom não arriscar, né?
Também é hora de encomendar o papel de parede, principalmente se for importado, pois pode ter esse mesmo prazo.
Passo 4 – Mãos à obra – 20 a 24 semanas
Se o projeto contempla uma reforma mais pesada, a obra já deve estar em andamento. Instalação de piso, gesso, iluminação, elétrica, tudo já deve estar encaminhado.
Nessa etapa também, é bem provável que você já saiba o sexo do seu bebê e tenha decidido o nome. Com isso definido também fica mais fácil decidir sobre o estilo da decoração, e escolher estampas de cortinas e desenhos especiais em paredes. Hora de encomendar cortinas e objetos personalizados, se for o caso.
Passo 5 – Montagem – 24 a 28 semanas
Agora que a reforma já está finalizada, chega o momento de montar os móveis e o quartinho do bebê começa a tomar forma. Também já é o momento de instalar cortinas e papel de parede, conforme as encomendas vão chegando. Já é hora de finalizar a decoração. Tapete, quadros, móbiles, abajur, kit higiene, enxoval de berço e cama auxiliar.
Passo 6 – Retoques finais – 28 semanas a 32 semanas
Esse período é de finalização. Momento ideal para colocar bonecas, bichinhos, brinquedos, livros, porta-retratos…
E deixar o quarto prontinho para a chegada do tão esperado filhote.
Passo 7 – Curtindo o quartinho – 32 semanas em diante
Nesse momento é ideal que já esteja tudo pronto para a chegada do bebê. Melhor não se estressar com encomendas que chegam em cima da hora. Chegou o momento de desacelerar e curtir os detalhes. Você pode enriquecer o ambiente com itens mais supérfluos, uma vez que o mais importante já foi providenciado.
Se esse artigo lhe ajudou, compartilhe e ajude outras mamães também!
Obrigada pela sua visita!
0 comentários