A influência das cores no quarto do bebê
Alguns estudos sobre cromoterapia mostram que as cores podem exercer efeitos sobre o humor, o sono e até a maneira como o seu bebê chora.
Você já reparou que a maioria das cadeias de fast food escolhem o vermelho e o amarelo para suas logos e decoração das lojas?! Essas cores estimulam a fome e a ansiedade. As cores também podem influenciar o sono, o apetite e até a maneira que o seu bebê chora. Alguns estudos sobre cromoterapia mostram que as cores podem exercer efeitos sobre o humor de uma pessoa. O assunto desperta ainda mais interesse quando as cores influenciam a decoração do quarto do bebê.As cores podem ser ativas, passivas ou neutras. Você pode trabalhar com uma combinação de cores para obter melhores resultados, sem deixar de atender também ao seu gosto. Então, se você quer fugir do tradicional rosa e azul e está em dúvida sobre qual cor escolher para pintar o quarto do seu bebê, aqui tem algumas dicas:
Amarelo
A cor amarela é cheia de vida e energia. É uma cor que reflete muita luz e pode cansar um pouco os olhos sensíveis dos pequenos. Bebês choram mais e têm mais dificuldade em pegar no sono em ambientes predominantemente dessa cor. Procure diminuir a quantidade da cor do amarelo mais vibrantes em alguns tons.
Azul
A cor azul é associada a paz e calma. Tenha em mente que: tons claros de azul são capazes de acalmar os bebês mais chorosos, mas que o azul escuro pode gerar sentimentos de tristeza e melancolia. Tons claros de azul deixam o ambiente mais frio, e em quartos que recebem pouca luz natural é ideal que se adicione alguma cor que aqueça o ambiente, como tons de rosa e amarelo.
Branco
O branco transmite paz, calmaria e sensação de limpeza. Em ambientes pequenos, cores claras e principalmente o branco, criam aquela sensação de amplitude. Mas que fique atenta, o branco não deve ser a cor predominante de quarto de bebê porque é uma cor que não exerce qualquer tipo de estímulo.
Laranja
O laranja é uma cor para se evitar ter como predominante em quartos de bebê, é uma cor vibrante e em excesso pode deixar os bebês agitados ou estimulados demais. Coloque apenas um cantinho laranja, com a mesinha de brinquedos para quando ele for maior, assim ele irá brincar com bastante vontade e entusiasmo.
Rosa
O rosa é a cor preferida entre os papais e mamães na hora de decorar o quartinho das meninas. Também traz sensação de calma e aconchego, mas um rosa forte causa agitação e irritabilidade. Paredes claras e detalhes em tons de rosa mais escuro vão proporcionar calma e movimento na dose certa.
Roxo
Lavanda e lilás são os tons de roxo mais escolhidos. Roxo é uma que traz conforto, estimula a criatividade e dá segurança. Os tons de roxo oferecem a mesma calma que a cor azul, mas sem a sensação de frio.
Verde
A cor verde é a cor intermediária, não sendo nem quente nem fria, considerada a cor do equilíbrio. O verde pode melhorar a capacidade de leitura por estimular a concentração e cognição, é a cor que traz estabilidade, segurança e conforto.
Vermelho
O vermelho também é uma cor bastante estimulante para a criança quando presente na dose certa. Tons mais escuros de vermelho, podem causar agitação e deixar o bebê irritado. A cor vermelha deve ser utilizada em detalhes, como brinquedos.
Agora você já sabe que as cores exercem importante influência em um ambiente e tem boas dicas para ajudar na escolha da cor do quarto do seu bebê. Pois é fundamental que este se torne um espaço agradável, para abrigar momentos especiais em família!
Se esse artigo lhe ajudou, compartilhe e ajude outras mamães também! Deixe também um comentário com a sua opinião ou uma sugestão para um próximo assunto.
Obrigada pela sua visita!
0 comentários