O quarto do bebê ficou lindo! Mas será que ele está em segurança?

por | 07/02/2018 | Decoração, Segurança

Decorar o quarto do bebê parece algo simples, afinal quase tudo relacionado a bebês é lindo. Mas temos que nos preocupar também com a segurança.

Decorar o quarto do bebê parece algo simples, afinal quase tudo relacionado a bebês é lindo e muito fofo. Então pensamos: não tem como errar! Mas é aí que mora o perigo. Temos que nos preocupar também com a segurança do quarto do bebê para que não aconteça nenhum acidente grave.

Você já parou para pensar em quantas coisas temos que levar em conta na hora de planejar o quarto do bebê? Algumas delas eu já citei no post anterior, Os 10 erros mais comuns na hora de decorar o quartinho do bebê mas vamos reforçá-las e falar o que mais você precisa saber, porque todo cuidado é pouco quando se trata da segurança dos nosso filhos.

“De acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2015, 830 crianças com menos de um ano morreram e, em 2016, 5.148 foram internadas vítimas de acidentes no Brasil”. E ainda, conforme a Safe Kids Brasil, nessa fase da vida, a principal característica da criança é sua fragilidade e falta de capacidade para reagir aos perigos.

A sufocação e o engasgamento representam a principal causa de morte de bebês com menos de um ano de idade e as quedas o maior motivo de internação.

 

Segurança com o berço

Os cuidados com a segurança são muitos, nesse primeiro artigo vamos falar apenas com o que devemos nos preocupar em relação ao berço, o item mais importante no quarto do bebê. E ainda o que pode ou não fazer parte da decoração do berço.

Certifique-se de que o berço atende aos padrões de segurança do INMETRO. A distância entre as grades do berço deve ter no máximo 6,5 cm para evitar que o bebê coloque a cabeça no vão. O INMETRO determina ainda que entre o estrado e as laterais do berço a distância não deve ultrapassar 2,5 cm.

Tenha cuidado com berços que possuem desenhos ou recortes nos painéis, pois ao se prender nas roupas do bebê podem causar estrangulamento ou lesões graves.

Berços com rodinhas devem possuir travas. E cuidado com os pintados para que a tinta não cause nenhum tipo de intoxicação ou alergia ao bebê.

Se você precisar usar um berço de segunda mão, verifique se ele atende aos padrões de segurança atuais e que não tenha partes faltantes ou quebradas. Verifique também se a grade está firme, sem nenhuma abertura pela qual o bebê possa cair.

Evite colocar a cama ou berço do bebê em lugares em que o sol incida diretamente, para evitar mudanças muito grandes de temperatura. Caso seja a única opção, o ideal é instalar cortinas.

 

Mobiles

Os mobiles, apesar de serem uma distração para o bebê, também podem se tornar perigosos, caso não estejam perfeitamente fixados no berço. Muitos são feitos de plásticos e podem ser pesados, o que poderia causar machucados graves em caso de acidente. É possível substituí-los por mobiles feitos de tecidos, de preferência antialérgicos.

Colchão

Use um colchão de dimensão apertada. Se você pode encaixar mais de dois dedos entre a borda do colchão e a lateral do berço, o colchão é muito pequeno. O fabricante do berço deve recomendar o colchão com as medidas adequadas para o berço.

Retire os brinquedos ou travesseiros decorativos e excesso de cobertores quando o bebê estiver no berço.

Se o quarto for na linha montessoriana com colchão no chão, use grades de proteção nas laterais do berço para evitar que o bebê role para o chão e se machuque. Como precaução você pode ainda, utilizar um tapete de borracha ao redor do berço.

 

Kit berço

O uso de almofadas ou kit berço, apesar de muito bonitos, não é recomendado para crianças menores de 1 ano porque eles podem sufocar o bebê, aumentando o risco da síndrome da morte súbita.

Almofadas, cobertores soltos ou edredons, bichos de pelúcia e brinquedos devem ser removidos do berço quando o bebê estiver dentro. Se você optar por usar uma almofada protetora na cabeceira, certifique-se de que ela se encaixa em todo o berço sem flacidez ou lacunas e que tenha como ser amarrada firmemente ao berço.

 

Brinquedos

Mantenha seus brinquedos armazenados em caixas fechadas.

Não coloque brinquedos no berço quando o bebê estiver dentro pois são um perigo para a segurança do bebê podendo até causar sufocamento. E brinquedos, bichinhos de pelúcia também podem acumular poeira e causar problemas respiratórios.

No próximo post continuaremos falando sobre a segurança no quarto do bebê relacionados a outros itens de decoração como, cortinas, tapetes, pisos, móveis, pintura, papel de parede e outros mais.

Compartilhe esse artigo e ajude outras mamães a preparar um quartinho com segurança para seus bebês.

Obrigada pela sua visita!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This