Segurança no quarto do bebê

por | 31/03/2018 | Segurança

Projetar o quarto de bebê dos sonhos é realmente um trabalho de amor. No entanto, a segurança é sempre prioridade para que o quarto não só seja bonito, mas também um lugar seguro para seu bebê.

No post anterior falamos sobre os itens de segurança relacionados ao berço do bebê. Se você ainda não leu é só clicar no link

O quarto do bebê ficou lindo, mas será que ele está em segurança?

E se você já leu, já percebeu que decorar o quarto do bebê com segurança não é tão simples quanto parece. Antes do seu bebê chegar, veja mais essas dicas para garantir que alguns acidentes possam ser evitados:

Tomadas

Crianças pequenas adoram mexer em tudo, então coloque sempre protetores em tomadas elétricas não utilizadas e mantenha os cabos elétricos fora do alcance do seu pequeno, colocando-os atrás dos móveis.

Portas

Para evitar que as crianças prendam os dedos nas portas é recomendado utilizar protetores para que elas não se fechem com o vento ou quando a criança estiver brincando. Nas portas de armários e gavetas use chaves ou travas para não machucar os dedinhos.

Produtos químicos

Mantenha produtos de higiene do bebê e remédios em prateleiras altas ou gavetas fora do alcance de bebês e crianças. A ingestão de cosméticos e produtos de cuidados pessoais é a forma mais comum de intoxicação em crianças menores de 6 anos.

Pintura e Papel de parede

Escolha a tinta à base de água e sempre pinte em um local bem ventilado e areje-o por dois a três dias. Os produtos químicos presentes na tinta e na cola são liberados por muito tempo depois de terem sido aplicados. Por isso, é importante que a pintura e a aplicação de papel de parede sejam feitas pelo menos dois meses antes da chegada do bebê.

Móveis

O ideal é que os móveis do quarto do bebê tenham as quinas arredondadas para diminuírem o risco de acidentes. Se mesmo assim você optar por móveis de quinas pontiagudas ou você já tiver comprado sem se atentar a esse detalhe, não se preocupe, pois ainda é possível colocar protetores de silicone.

Móveis mais pesados e instáveis, como estantes ou cômodas devem ser fixados à parede para evitar que caiam sobre o bebê.

Pisos

O piso deve ser fácil de mantê-lo limpo para facilitar a rotina dos pais. Pisos laminados são uma boa opção, pois além de acumularem menos sujeira entre uma peça e outra dão uma sensação térmica mais quente que os porcelanatos.

Cortinas

Independentemente do modelo de cortina escolhido, tecido ou persiana, evite colocá-la próxima ao berço, pois o bebê poderá puxá-lo para o berço, o que poderia levar ao estrangulamento, além de reter poeira e causar problemas respiratórios.

Tapetes

Para evitar acidentes com tapetes, uma boa opção é usar modelos antiderrapantes e, caso não seja possível, fixe-o com fita adesiva dupla face de alta aderência. Assim, tanto a criança, quanto a mamãe não correm o risco de escorregar e cair.

Prefira também os confeccionados com produtos antialérgicos. Os de fibras naturais são os melhores, pois além de causarem menos alergia, podem ser lavados com mais frequência.

Janelas

As janelas devem possuir travas, grades ou telas de proteção e nunca coloque móveis próximos ou debaixo das janelas. Essa é uma medida que deve ser estendida para toda a casa.

Trocador

Assegure-se de que o trocador esteja fixo, sem risco de ficar deslizando. Nunca deixe o bebê sem vigilância, nem mesmo por um segundo, e mantenha os produtos de higiene fora do seu alcance.

Estrutura

Antes da chegada do bebê, confira se o quarto está em condições de ser o quarto destinado ao bebê, ou se será necessário realizar uma pequena reforma. E se achar necessário contrate uma arquiteta para todo o planejamento desse projeto especial.

Quadros, espelhos e nichos

Objetos nas paredes, espelhos ou molduras pesadas podem ferir seriamente seu bebê se eles caírem. Nesse caso, é recomendado utilizar objetos leves.

Evite decorações com cordas longas, fitas ou qualquer outra coisa que possa representar um risco de estrangulamento.

 

Projetar o quarto de bebê dos sonhos é realmente um trabalho de amor. No entanto, a segurança é sempre prioridade para que o quarto não só seja bonito, mas também um lugar seguro para seu bebê. O quarto do bebê deve ser um espaço que fale com seu coração.

Não se esqueça de estender os cuidados com a segurança pelo resto da casa.

Compartilhe esse artigo e ajude outras mamães com a segurança de seus bebês!

Obrigada pela sua visita!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This